Mudança. Uma das palavras-chave para buscar compreender nossa atual sociedade, a mudança deixou de ser um mero vocábulo de manuais de gestão para se tornar um dever de toda empresa que deseja se destacar no mercado cada vez mais competitivo. Na base do modelo atual de negócios, vender é objetivo primário. Vender mais e de forma mais eficiente deve ser a meta das organizações que têm na comercialização de seus produtos o carro-chefe para o sucesso.
Neste era das transformações e facilidades oferecidas nas pequenas telas dos smartphones, há cada vez mais oferta. O mundo ficou “menor” e o seu concorrente, antes restrito à sua cidade, pode atuar do outro lado do mundo. Neste panorama, o marketing desponta como uma área de grande valia no processo empresarial. As nomenclaturas e tipos são vários: marketing direto, marketing indireto, endomarketing, marketing social, etc. Mas por que é tão importante “casar” o marketing com o setor de vendas da sua empresa?
De acordo com o especialista em marketing Lucas Lima, é essencial conectar as equipes de vendas e de marketing para obter o sucesso esperado. “A interação entre times de marketing e vendas não só é importante, como necessária para o sucesso de qualquer negócio. Desse contato, nascem diversas trocas de informação que serão valiosas para ambos os lados”, diz em artigo publicado no PostGrain.
Outro dado positivo da sinergia entre as duas áreas é a unificação de informações, pois cada levantamento feito pelo pessoal de marketing repercutirá de forma positiva no trabalho das pessoas envolvidas com vendas. Lucas Lima cita a necessidade de levar em consideração três fases: consciência, escolha e decisão.
“Na primeira, o produto é apresentado à audiência de forma mais sutil, com ênfase no problema mais frequente do público que poderia consumi-lo. Na segunda, aprofundam-se as características desse produto, posicionando-o como solução completa. Na terceira, a oferta propriamente dita é exposta, visando uma compra efetiva”.
Dicas rápidas para quem quer aproximar as vendas do marketing
- É preciso tempo. Não é de uma hora para outra que se altera o ecossistema de uma organização. Para tal, é importante estabelecer regras e, se possível, uma nova cultura de comunicação na empresa, entendo a necessidade de criar essa parceria entre marketing e vendas.
- Determinar objetivos em comum das duas áreas e estimular esforços para que ambas busquem os melhores resultados para a empresa.
- Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Com isso, o gestor precisa deixar claro a necessidade de deixar a comunicação o mais aberta possível: reuniões, canais de chat, calendários, painéis de controle. Buscar evitar atritos entre as partes e extrair o máximo de produtividade.
- Em busca de uma atuação eficiente e compartilhada entre marketing e vendas, os especialistas ressaltam a importância de se implementar um software integrado na corporação.
- Ao gestor, cabe acompanhar de perto os resultados, de forma interligada e complementar. Neste momento surgem os ajustes que se mostram necessários para melhorar o desempenho de todos.