Inteligência de manufatura para o futuro da saúde

0

Atualmente, um número crescente de empresas e startups da área de saúde vêm desenvolvendo dispositivos capazes de monitorar e fornecer informações em tempo real ao usuário, seja ele o paciente que utiliza o dispositivo ou o seu médico responsável. Para materializar tais produtos e trazê-los para o mercado, essas empresas precisam não só tratar do desenvolvimento do software como também do hardware, sendo este último considerado por muitos como a maior barreira para inserção do mesmo no mercado – seja pela falta de conhecimento técnico, pela longa curva de aprendizagem ou pela indisponibilidade de soluções acessíveis no mercado.

O processo de desenvolvimento do produto físico – ou hardware – se inicia com a concepção da ideia, onde os requisitos do produto físico e as suas principais funcionalidades desejadas são coletadas. A partir disso, se inicia o processo de desenvolvimento propriamente dito, quando o projeto é modelado digitalmente através de softwares CAD (computer aided design) – possibilitando interações e alterações instantâneas no projeto mediante necessidades do cliente. Com o projeto funcional e seu design validados, inicia-se a fase de construção do dispositivo físico num processo interativo entre desenvolvedor e cliente, buscando sempre atender às necessidades e alinhar as expectativas de forma mais eficiente possível. Por fim, o projeto é validado por completo e o protótipo final é entregue ao cliente junto ao seu manual para manufatura em escala. Neste manual constam informações como desenhos técnicos em 2D e 3D, além de lista dos materiais necessários para a sua confecção.

Através da inovadora metodologia de conexão das habilidades demandadas por um determinado projeto de desenvolvimento de produto com os makers cujas competências melhor atendem aos requisitos  do mesmo, a IDEA consegue entregar soluções altamente customizadas e focadas nas reais necessidades dos clientes.

ID3A S  LOGO 1024x682 - Inteligência de manufatura para o futuro da saúde
Reprodução: idea

A Idea é uma startup com 02 anos de mercado e atualmente encontra-se incubada no Porto Digital. O nosso time é formado por Caio Viana – CEO e estudante de engenharia mecânica na UFPE; Victor Dueire – CTO e formado em engenharia mecânica pela UFPE; e Artur da Fonte – CMO e estudante de engenharia de produção na UFPE. Em seu portfólio – dentre startups e indústrias – constam grandes nomes como: Gerdau, Unilever, Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Pickcells e Neurobots.