![DSC01--0](https://hospitalmed.com.br/portal/wp-content/uploads/2017/08/DSC01-0-696x463.jpg)
Pensar um bom produto e torná-lo rentável. Dentro desta premissa básica que norteia startups e novos empreendedores, um fator de extrema importância muitas vezes é relegado a segundo plano: o registro de patentes. Sob a ótica da propriedade intelectual, a Startup Health 2017 – evento dentro da feira HospitalMed – reservará um espaço para a discussão do assunto e esclarecimento de dúvidas.
As atividades serão guiadas pelo empresário belga-brasileiro Paulo Coelho Vieira, presidente Arrowplan e consultor em valorização de patente na Europa e no Brasil há quase três décadas. Ter o know-how de cada etapa para o registro e entender as questões legais da propriedade intelectual são questões-chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
No evento, que será realizado de 16 a 18 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco, Paulo Coelho Vieira novamente apresentará o Syspat, sistema cujo objetivo é ajudar pessoas físicas e jurídicas a elaborar, depositar e negociar patentes. “O Syspat tem justamente o foco de empoderar as pessoas criativas, os inovadores e as empresas já existentes que estão criando tecnologias novas para trazer ao mercado de Pernambuco e do mundo. Aqui a gente colabora tanto com as pequenas como as grandes empresas, visando maneiras para cada uma conquistar um mercado ainda maior”, assegura Vieira.
De acordo com relatório de 2016 da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Brasil foram depositados cerca de 4.600 pedidos de patentes, enquanto os chineses depositaram mais de 960 mil e norte-americanos, 280 mil. Os números falam por si e mostram a necessidade de os inventores brasileiros estabelecerem a prática do registro de patente como uma cultura de mercado, ainda inexistente.