O setor de saúde tem passado por intensas transformações durante a última década. O impacto que a pandemia causou no mundo todo evidenciou ainda mais o quanto a tecnologia e a digitalização estão presentes na vida de todos. Pensando nisso, a Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, elaborou a pesquisa “Global Health Care Outlook 2021”, que aponta as seis questões setoriais mais urgentes a serem trabalhadas pelos líderes de indústrias. São eles: os novos hábitos dos consumidores, transformação digital, inovação do modelo de cuidado, colaborações entre os ecossistemas, formas ágeis de trabalhar e mudanças socioeconômicas.
Os consumidores estão cada vez mais aprendendo novas formas de se relacionar com seu sistema de saúde, uma vez que desejam unir o conforto do lar e a sua segurança pessoal. Durantes os últimos dois anos, a telemedicina (o atendimento remoto) cresceu significativamente. Segundo um levantamento realizado pela PwC Consultoria, cerca de 90% dos entrevistados fizeram uso das consultas à distância e mais da metade usaria de novo. Algumas preocupações que as indústrias do setor devem se manter atentos são: a privacidade e o uso de dados, uma vez que os pacientes desejam se sentir seguros e manter a sua privacidade protegida, além do aprimoramento da conectividade e a ampliação do acesso ao sistema, assim, mais pessoas poderão utilizar o serviço.
Ao mesmo tempo, a transformação digital também se mantém em alta, já que a Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente na medicina. Através da IA, grandes quantidades de informações são examinadas em um espaço de tempo consideravelmente menor. Com isso, há um aumento na produtividade, melhor utilização de recursos, além da possibilidade de um atendimento personalizado. A realidade virtual também é uma tendência: através de simulações no treinamento cirúrgico e a criação de experiências virtuais, diversas atividades podem ser aprimoradas, além de impactar no aprendizado nos hospitais-escola, uma vez que é um aprendizado de baixo risco.
Outra tendência do setor é a interoperabilidade, que é a capacidade de um sistema de se comunicar de forma clara com outro sistema. Através desse método, toda a cadeia de informações da saúde pode estar interligada, fazendo com que o paciente seja visto de uma forma integrada, facilitando e agilizando o atendimento.