6 gases medicinais e suas especialidades

0

Substâncias na forma gasosa são amplamente utilizadas com a finalidade de diagnosticar, tratar e prevenir doenças em centros de saúde, por serem administrados em pacientes de todos os graus de risco. Substâncias na forma gasosa são amplamente utilizadas com a finalidade de diagnosticar, tratar e prevenir doenças em centros de saúde, por serem administrados em pacientes de todos os graus de risco.

Por isso, reunimos nesse post os tipos mais comuns de gases medicinais, e suas especialidades.

• Hélio

Dez vezes mais leve que o ar, não-inflamável e inodoro, o hélio tem como função diminuir a densidade de misturas de gases, assim possibilitando um fluxo mais fácil de material em passagens respiratórias obstruídas. Como instrumento de exame, é utilizado, na sua forma líquida, em ressonâncias magnéticas.

• Nitrogênio

O gás mais presente na atmosfera do planeta é usado em várias misturas e também para o funcionamento de equipamentos, como sua fonte de energia. Em certa temperatura, o nitrogênio também funciona como elemento de preservação de materiais.

• Dióxido de Carbono

O dióxido de carbono é um gás não-inflamável, mais pesado que o ar. Em hospitais, estimula a respiração profunda e cria atmosfera em alguns processos. Também é usado para inflar tecidos do corpo em cirurgias a laser, normalmente, abdominais e torácicas.

• Óxido Nitroso

Fortemente oxidante, o óxido nitroso é útil como comburente de materiais inflamáveis. Também conhecido como gás hilariante, o material é amplamente utilizado como analgésico e anestésico.

• Oxigênio

O gás mais importante para os humanos ocupa 20% da atmosfera e é altamente oxidante. É usado em casos de sufocamento, ataque cardíaco, tratamento de problemas respiratórios e diversos outros processos, além de como anestesia. Atualmente, é essencial para hospitais em todo o país em decorrência das internações por Covid-19.

• Ar medicinal

O ar medicinal pode ser composto por várias misturas, mas é mais encontrado na forma da combinação de oxigênio e nitrogênio. É usado para conduzir medicamentos por meio da inalação, e é mais utilizado em UTIs.

Desde a sua fundação, a Gaswide Cilindros, expositora HospitalMed 2021, tem como principal motivação oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais moderno e diferenciado no mundo em cilindros para gases do ar.

Por nossa experiência de mais de 35 anos de atuação, acompanhando e vivenciando as diversas carências do segmento no Brasil, a Gaswide apresenta ao mercado uma proposta inovadora, uma alternativa que o mercado brasileiro nunca teve para o fornecimento de cilindros.

COMPARTILHAR