Principais normas de descarte de lixo hospitalar

0

Estados de pandemia requerem esforços redobrados com a higiene, desinfecção de superfícies e cuidados sanitários, especialmente em ambientes médico-hospitalares.

Por isso, reunimos as principais normas de descarte de lixo hospitalar, suas mudanças em função da pandemia de Covid-19 e como gerenciar os resíduos produzidos pelo seu estabelecimento, assim assegurando a saúde da sua equipe e pacientes.

As normas de descarte em vigor, determinadas pela ANVISA, foram idealizadas com o intuito de evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes com os profissionais que fazem o manuseio desses resíduos. Nesse contexto, é imprescindível que haja um acompanhamento específico do lixo desde a sua origem até o destino, que pode incluir o tratamento por autoclave ou por incineração e posterior aterragem.

Pesquisas realizadas em Wuhan determinaram que o novo coronavírus pode se espalhar por um ambiente em aproximadamente dez horas, e pode sobreviver até 72 horas em determinadas superfícies. Assim, é indispensável que hospitais e clínicas que têm contato com a Covid-19 ou são centros de tratamento da doença considerem a alta transmissibilidade do vírus no descarte de todo o lixo gerado, que deve ser armazenado em sacos feitos de material impermeável, resistente a vazamento e devidamente identificado como parte do grupo A (resíduos que apresentam risco de infecção).

Referência no mercado de manipulação de lixo infectado, a empresa Nordestina Brascon Gestão Ambiental Ltda. é expositora da HospitalMed 2021 e tem como objetivo principal fornecer aos clientes um atendimento personalizado, além de qualidade na prestação de serviços, precisão nos controles, segurança no transporte e destinação dos resíduos, sempre visando respeito às pessoas e a preservação do meio ambiente.

A Brascon atua na coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos do serviço de saúde, classificados como grupo A, B e E, conforme normas vigentes. Preocupada em contribuir com a preservação do meio ambiente, a empresa conta com os mais variados clientes que estão na busca por uma conformidade com a legislação vigente, que exige essa coleta e tratamento diferenciado dos lixos produzidos.

COMPARTILHAR