O ano de 2020 foi marcado pela necessidade de cuidado com a saúde em todo o mundo. No decorrer do ano, ficou notória a necessidade de evolução dos meios de tratamento, diagnóstico e cuidado em hospitais, clínicas e consultórios, e tais mudanças na era digital são reflexo de novas tecnologias. A digitalização da saúde é uma necessidade, tanto para suprir a demanda experienciada por centros de saúde no ano presente quanto para otimizar processos e facilitar o acesso ao cuidado no futuro, o que nos faz refletir sobre o ano de 2021 e a tecnologia na saúde.
Assim, a seguir listamos alguns elementos que fazem e farão parte da revolução digital no setor de saúde no futuro, e que já podem começar a ser implantados em 2021:
• Telemedicina
A telemedicina já não é novidade para os profissionais de saúde mais atualizados, principalmente após a migração de diversos tipos de atendimento para meios digitais. A prática foi reconhecida por lei em março de 2020, e, embora não substitua encontros presenciais em muitos casos, preza pela eficácia, agilidade e baixo custo.
• Inteligência artificial
A inteligência artificial está presente em mais camadas da medicina do que parece. O uso de algoritmos de avaliação, aplicativos de plano de saúde e gadgets de uso diário fazem uso dela, além do seu impacto direto em diagnósticos, análise de exames e outros processos, que podem ser automatizados.
• Saúde Móvel
Estão surgindo diversos aplicativos de saúde, que podem contribuir para a otimização de diagnósticos e check-ups constantes. A documentação de dados sobre o funcionamento do seu corpo e irregularidades ajudam a chamar atenção para possíveis problemas. Também são levados em consideração acessórios como relógios com sensores, monitores de sono ou estresse, por exemplo.
• Nanotecnologia
Uma das maiores apostas para o futuro da saúde é a nanotecnologia. O estudo no campo está em pleno crescimento, e pode contribuir para melhores tratamentos na forma de pílulas, afetando processos de cura para doenças como o câncer.
• Impressão 3D
Vários centros de saúde e estudo já usam impressões 3D para medicamentos e fabricação de tecidos, e a técnica só expande. No futuro, com mais pesquisa no campo, espera-se que impressões 3D possam ser inclusas no dia a dia de hospitais e clínicas.
• Design e limpeza
Diversos tipos de estabelecimento estão sofrendo mudanças para se adaptar à realidade consequente à pandemia de Covid-19. A reconstrução de espaços preza por maneiras mais práticas de check-in, maior espaço pessoal para a prevenção de infecções e mais limpeza. Tais instalações podem incluir dispositivos de limpeza, raios desinfetantes, e o uso da tecnologia a favor do distanciamento.