Novembro Azul, combate Câncer de Próstata e diagnóstico precoce

0

Como parte das campanhas de Novembro Azul, o dia 17 de novembro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha anual chama a atenção da sociedade para a importância da prevenção da doença que é segunda maior causa de morte entre homens no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, só depois do melanoma.

Em dados, o INCA estima que o Brasil terá cerca de 625 novos casos de câncer de próstata por ano a partir de 2020, e a obesidade está entre os principais fatores de risco para seu desenvolvimento.

O objetivo da campanha é a prevenção da doença e diagnóstico precoce por meio do exame anual feito por urologistas ou exames de sangue PSA, recomendados a homens a partir dos 45 anos. A detecção do câncer em seus estágios iniciais faz muita diferença no tratamento, já que alguns dos tipos de tumor na região tem como característica a rapidez de crescimento.

Durante todo o mês de novembro, o movimento promove ações de conscientização como debates, palestras, caminhadas e a divulgação de materiais informativos.

Vale salientar que a agilidade de centros de saúde no processo de exame de pacientes é essencial para estimular a população a realizar os testes anuais, e o treinamento de equipes é necessário para otimizar o processo. Além disso, profissionais de saúde de todas as especialidades podem participar das campanhas e contribuir com a conscientização de seus pacientes!