Região Nordeste: O polo de saúde emergente

0

Com mais de 56 milhões de habitantes, a Região Nordeste é reconhecida por ser a segunda área de crescimento urbano mais avançado do Brasil, apenas atrás do Sudeste. Como consequência da criação de centros urbanos desde o século XX, veio também um alto nível de modernização do setor de saúde no Nordeste, que tem entre suas capitais grandes polos hospitalares e de pesquisa.

Segundo dados de 2019 da Abimo – Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, além de estados como Piauí e Ceará, Pernambuco segue se destacando no mercado nacional. Com mais de 8,2 mil leitos, Recife recebe visitantes de estados vizinhos à procura de serviços de saúde com alto padrão. A capital pernambucana é o segundo maior polo médico do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

O cenário na região é favorável para investimentos em saúde, justificado por um crescimento na infraestrutura hospitalar e incentivos à pesquisa e inovação. Todos os anos, o polo médico do Recife cresce e recebe projetos de grande escala, que juntos faturam anualmente mais de R$7,2 bilhões e reúnem, atualmente, em média 14 mil médicos.

Como apurado pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, a produção industrial da área da saúde vem mostrando desempenho significativo na região, apresentando crescimento de 7,1% em 2019, no comparativo com o mesmo período em 2018.

Graças ao alto nível de interesse em pesquisa acadêmica encontrado nas capitais nordestinas, a região também se destaca em inovações. Laboratórios de cidades como Natal, Fortaleza e Teresina, por exemplo, desenvolvem projetos reconhecidos mundialmente por sua criatividade e eficiência.

Mais investimentos na Região Nordeste são esperados para o período pós-pandemia, já que se espera que o setor volte às atividades ainda mais aquecido, à procura de soluções práticas e diferenciais de mercado.

A HospitalMed é a melhor e mais completa feira de saúde das regiões Norte e Nordeste, tendo nascido e se consolidado na capital pernambucana, e sua sétima edição acontecerá entre os dias 20 e 22 de outubro de 2021, promovendo a conexão entre fornecedores e compradores de todo o Brasil 365 dias por ano. Acesse hospitalmed.com.br e saiba mais!

COMPARTILHAR