Prevenção a Queimaduras #junholaranja

0

Com o distanciamento social ainda necessário para lidar com a pandemia de COVID-19, as comemorações de São João serão menores e menos frequentes do que nos anos anteriores. Mas isso não quer dizer que a cautela deve ser diminuída. “Com o fogo não se brinca”. Esse é o slogan da campanha de prevenção de queimaduras promovida no mês de junho pela SBQ – Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Em razão da tradição junina de soltar fogos de artificio e acender fogueiras em diversas cidades brasileiras, a Sociedade Brasileira de Queimaduras realiza, anualmente, a campanha Junho Laranja, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes, bem comuns na época.

A suspensão das aulas e implementação do home-office, provocados pela pandemia do novo coronavírus, aumentaram a convivência de pais e filhos dentro de casa. E com isso, acidentes domésticos cresceram, principalmente os que provocam queimaduras. A maioria das queimaduras acontecem hoje dentro das residências, e com o uso de álcool, esse risco aumentou nos últimos meses.

De acordo com informações encontradas no site oficial da campanha de prevenção a queimaduras intitulada Junho Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), 2020 terá uma programação diferenciada. “Com foco no público infantil, que é vítima em aproximadamente 40% dos acidentes, a campanha será feita on-line para alertar toda a população quanto aos riscos de acidentes com as crianças em casa”.

Ao longo de todo o mês de junho serão realizadas lives científicas, voltadas a profissionais que lidam diretamente com pacientes vítimas de queimadura, além de campanha digital de conscientização da população em geral.

Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas no site: www.sbqeimaduras.org.br/junho-laranja.