Você perdeu a live da feira HospitalMed? Nela discutimos a humanidade pós-pandemia, cenários e visões do futuro, trazendo um convidado especial: Dr. Paulo Coelho Vieira, presidente da Arrowplan Europa e Brasil e especialista em propriedade intelectual. A seguir, enumeramos alguns dos pontos principais da conversa, que você pode assistir na íntegra no feed do nosso Instagram (@hospitalmedbr).
Dr. Paulo Coelho Vieira – Presidente da Arrowplan Europa e Brasil
HospitalMed – Como você vê a situação do setor de saúde com a Covid-19?
Paulo Coelho Vieira – Estamos num campo de batalha da biosfera x virusfera, e na nossa perspectiva, não sabemos a quantidade e a força do time adversário ao nosso. Apesar de todas as adversidades e desvantagens estamos vivos, o que quer dizer que nosso time também é forte, e nossas linhas de defesa são nosso sistema imunológico (que se fortalece mantendo o corpo e mente saudáveis) e a inovação. Historicamente, sempre superamos as dificuldades com a invenção de anestesias, antibióticos e tratamentos. Por mais que essas invenções encontrem barreiras sociais, econômicas e políticas, elas são o motor da sobrevivência. Na minha opinião, as invenções podem nos salvar nessa situação, mas precisamos ouvir a ciência e a intuição imediata dos médicos, esperando o melhor resultado.
HospitalMed – você e responsável pelo Syspat, uma grande plataforma de inovação. Qual é a perspectiva para a Covid-19 e outras pandemias desse ponto de vista?
Paulo Coelho Vieira – Gosto da frase “Você vê coisas que existem e se pergunta por quê. Você pensa em coisas que não existem e se pergunta por que não?”, que resume o que é inventar e inovar. Um fator importante para o momento que vivemos é a internet, que modificou a velocidade da circulação de informação no mundo, e alavancou o número de pessoas que passaram a inventar e dar importância a isso. Como expectativa, acredito que temos um grande potencial, e a indústria brasileira está numa posição de desvantagem em relação ao mercado de patentes, mesmo o povo sendo extremamente criativo. Temos que dar um passo afrente com a educação globalizada, ou nossas futuras gerações vão ficar para trás.
HospitalMed – Há alguma mensagem que gostaria de deixar para profissionais do ramo?
Paulo Coelho Vieira – Se temos que dar uma solução para a espécie humana se desenvolver, além da tecnologia e conhecimento, temos que acreditar que ela vai dar certo, porque senão acreditarmos, o resultado já fica pela metade. se somos positivos, investirmos e tivermos esperança, temos condições de construir um mundo mais feliz, que do certo.
Para assistir a live sobre a humanidade pós-pandemia: cenários e visões do futuro, acesse o nosso Instagram (@hospitalmedbr)!