Você já ouviu falar em eventos híbridos?
Motivados pela situação atual de isolamento social, muitos organizadores de eventos decidiram explorar novas formas de unir pessoas. Novidade no Brasil, a ideia já é posta em prática em diversas partes do mundo, fazendo a diferença em grandes feiras e congressos e exposições.
Em comemoração do Dia do Profissional de Eventos, continue lendo e saiba mais sobre eventos híbridos, seus diferenciais, vantagens e requisitos.
O que é um evento híbrido?
A definição mais simples é: um evento que ocorre em um local físico, ao mesmo tempo que é assistido por um público online, ao-vivo e interativo.
Esse tipo de evento pode vir em qualquer formato: funciona com conferências, eventos educacionais, exposições ou feiras de negócios, entre outros. O que o faz híbrido é a combinação de elementos ao vivo e presenciais com componentes digitais.
Porem, é importante saber também o que NÃO caracteriza um evento híbrido. Não são híbridos eventos que são simplesmente transmitidos ao vivo para públicos em redes sociais, por exemplo. O diferencial dessa modalidade é a utilização de tecnologia para trazer o publico online a uma experiencia, aproveitando do mesmo evento que o publico presencial. Isso pode ser feito por sessões de perguntas e respostas e interação com palestrantes, expositores e outros visitantes.
Vantagens de eventos híbridos
A primeira vantagem é a maior capacidade de alcance – conflitos de agenda, restrições orçamentais e outros motivos podem impedir pessoas de comparecer a feiras, por exemplo. Com a presença online do evento, tais barreiras são removidas e o alcance do conteúdo é maior.
Outro ponto são os dados. É mais fácil acompanhar o engajamento de eventos através de conferências virtuais. Dessa forma, cada movimento que participantes fazem é contabilizado e arquivado, fornecendo ideias de como melhorar o evento e feedback imediato e detalhado.
Sou organizador de eventos. Do que preciso para organizar um evento híbrido?
Elementos essenciais de eventos híbridos incluem:
- Preparação – slides, vídeos e outras informações devem ser publicados na web e testados com antecedência, para garantir a flexibilidade e possibilidade de possíveis alterações. Além disso, saber todos os detalhes das apresentações e tomar tempo para informar palestrantes e técnicos responsáveis pela transmissão online de conteúdo é um passo importante que possibilita a fluidez de eventos presenciais e digitais.
- Garantir a interação
Um erro comum de apresentadores de eventos é não mencionar quem está assistindo à distância. É importante garantir a interação, adicionar interesse e trabalhar pela inclusão do público online em eventos desse tipo. Pesquisas, votações e envio de perguntas trabalham ao seu favor nesses casos.
- Uso de redes sociais
Saber que redes sociais usar é muito importante. Mais comumente, no caso de eventos transmitidos online, o Twitter é a ferramenta ideal, já que facilita conversas e comentários dinâmicos em tempo real, e incentiva atividade entre visitantes.
- Capturar o espírito do evento
Transmitir ao público online a energia e benefícios da versão presencial do evento estimula participantes a retornar nas próximas edições, se possível, fisicamente. Proporcione uma experiencia imersiva e rica, gerando em participantes remotos o interesse em se locomover à sua próxima edição.
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