Alimentação e COVID-19: atenção na alimentação

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Boa alimentação não impede o contágio por COVID-19, mas um bom sistema imunológico reforça seu combate à doença. Em época de pandemia, é fundamental manter alguns hábitos saudáveis e benéficos à sua imunidade. A seguir, confira uma lista contendo alguns dos melhores alimentos e substâncias que ajudam o organismo a batalhar vírus e aceleram a recuperação de enfermidades.

  • Alimentação colorida

    1. Frutas e legumes alaranjados, como mamão, cenoura e damasco são ricos em vitaminas A e C e pigmento carotenoide, assim atuando na defesa antioxidante e manutenção de tecidos, contribuindo para a imunidade.
    2. Alimentos roxos (uva, jabuticaba, ameixa e mirtilo) possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antifúngicas.
    3. Frutas cítricas são ricas em vitamina C, que é um poderoso antioxidante.
    4. Vegetais verde-escuros são fonte de fibras, ferro e ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, principais agentes de defesa do organismo.
    5. Frutas e legumes avermelhados, como morango, cereja, goiaba e tomate, ao excelentes fontes de vitamina C e possuem propriedades cardioprotetoras.
  • Alimentos ricos em zinco

Castanhas, cereais integrais, sementes e leguminosas são ricos em zinco, nutriente que reforça o combate de doenças como gripes e resfriados, e vitamina E, benéfica principalmente para idosos.

  • Gengibre

O gengibre é rico em vitaminas C, B6 e tem ação bactericida, auxiliando a tratar inflamações no organismo.

  • Probióticos

O consumo de iogurte e outros alimentos que contêprobióticos ajuda a recompor as bactérias da flora intestinal, que tem como função limpar o organismo, eliminando bactérias maléficas.

  • Mel e geleia real

O mel é anti-inflamatório, fonte de energia e probióticos. Já a geleia real é considerada um superalimento, cuja composição química é rica em vitaminas C e B.

  • Gérmen de trigo

O gérmen de trigo tem em sua composição vitaminas A, E e K em grande quantidade, além de ajudar na coagulação sanguínea e contribuir para o fortalecimento dos ossos.

  • Hidratação

Beber água é fundamental para o melhor funcionamento do corpo, por permitir o funcionamento da imunoglobulina IgA, importante anticorpo contra infecções. 

Acima de tudo, é importante salientar que o acompanhamento nutricional profissional é essencial para o pleno funcionamento de todos os sistemas do organismo, e somente uma alimentação balanceada e rica reforça a imunidade e permite o combate de vírus e bactérias.

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