Tratamento e descarte de resíduos hospitalares

0

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos. Esses resíduos demandam uma atenção especial em todas as suas fases de manejo (segregação, condicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final), devido os riscos que podem oferecer, por apresentarem componentes químicos, biológicos e radioativos.

Estes resíduos são produzidos em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias entre outras. São resíduos constituídos, por exemplo, de agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodões, órgãos e tecidos removidos, meios de culturas, sangue, luvas descartáveis, etc. Por isso, é necessário que gestores e profissionais de saúde estejam cientes do resíduo que o seu local de trabalho produz, e como descartá-lo de forma segura.

O benefício do Gerenciamento destes resíduos está em possibilitar a correta manipulação, por parte dos geradores, sem oferecer riscos aos trabalhadores, à saúde coletiva e ao meio ambiente, em atendimento a Resolução CONAMA Nº 358/05 e a RDC ANVISA Nº 222/18, as quais classificam os resíduos em cinco grupos A, B, C, D e E.  e em seus subgrupos A1,A2,A3,A4,e A5.

A Renove é uma empresa especializada em soluções ambientais no que se refere à coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos de Saúde de Industriais.

Sua unidade de tratamento é composta por autoclaves e incinerador, com tecnologia avançada e equipamentos modernos, garantindo um tratamento seguro, destruindo completamente toda forma de micro-organismos e agentes patogênicos, alterando suas características físico-químicas sem a poluição do meio ambiente.

A Renove oferece um quadro de profissionais qualificados com comprovada experiência técnica, trabalhando com ética e preocupação com o desenvolvimento sustentável, oferecendo qualidade com responsabilidade, seriedade e comprometimento e operando dentro das especificações estabelecidas pelos órgãos de normatização e fiscalização.