Agosto Dourado – campanha do aleitamento materno

0

Agosto é o mês da campanha de conscientização a favor do aleitamento materno. Representada pela cor dourada, é a época do ano em que a comunidade médica ressalta a importância e o efeito positivo da amamentação em bebês e crianças, que contribui para uma vida mais saudável.

Confira aqui cinco benefícios do aleitamento materno, que devem ser destacados aos seus pacientes!

  • Nutrientes e proteção

O leite materno é o melhor alimento para ajudar o bebê a crescer e a desenvolver-se, e é feito sob medida por cada mãe, contendo a quantidade perfeita de proteínas, carboidratos, gordura, vitaminas e minerais. O leite materno, que contém anticorpos valiosos que ajudam a prevenir doenças, podem reduzir o risco do bebê de desenvolver alergias.

  • Conveniência

O leite materno é sempre seguro, fresco e se mantém exatamente na temperatura certa. Ele está pronto para o bebê em um momento de necessidade, sem a necessidade de aquecê-lo, ferver água, ou esterilizar garrafas.

  • Suprimento

Pesquisas indicam que o leite materno é tão importante que chega a ser a única comida ou bebida necessária nos primeiros 6 meses de vida. A partir desse tempo, os bebês precisam de uma variedade de alimentos além do leite materno, que continua a proporcionar nutrição e proteção.

  • Economia e acessibilidade

Além de poupar dinheiro, evitando a compra de leite, a amamentação pode ser um processo prático até quando a mãe não está presente. Depois de retirar o leite manualmente ou com o auxílio de instrumentos, ele pode ser armazenado e deixado para pais, familiares ou babás alimentarem o bebê.

  • Benefícios para as mães

A amamentação fornece uma medida de proteção contra o câncer de mama, câncer de ovário e enfraquecimento dos ossos ao longo da vida. Além disso, o organismo utiliza de calorias para produzir leite, por isso a amamentação pode ajudar mães a perder gradualmente o peso ganho durante a gravidez. A amamentação exclusiva também pode atrasar o retorno da menstruação.