Inovação em próteses ortopédicas

0

A ortopedia é dedicada a melhorar a qualidade de vida de todos, sem empecilhos ou dores resultadas de lesões em partes do organismo. Dessa forma, são usados implantes ortopédicos, frequentemente utilizados como substitutos de membros do corpo.

A seguir, saiba mais sobre os tipos mais comuns de implantes ortopédicos, e como eles são utilizados para restaurar a mobilidade de pacientes.

  • Parafusos

Com a aparência similar aos parafusos tradicionais encontrados em lojas de construção, parafusos ortopédicos são usados para reparar ossos fraturados ou restaurar a estabilidade de áreas mais trêmulas. Parafusos ortopédicos normalmente não exigem manutenção e permanecem no local por tempo indeterminado.

  • Placas

As placas ortopédicas são o tratamento mais tradicional (introduzido em 1886) para tratar fraturas. Podem vir em cinco tipos diferentes:

Placas de apoio, que mantém juntas fraturas no final de ossos longos, como joelho e tornozelo, no formato de L ou T;

Placas de ligação, que proporcionam comprimento e alinhamento da fratura, também preservando o fornecimento de sangue e ajudando na cicatrização do local;

Placas de neutralização, que dão apoio a parafusos ou outros dispositivos, estabilizando-os;

Placas de compressão, placas metálicas que utilizam da pressão entre fragmentos para reparar o osso danificado;

Placas de tensão, geralmente, vêm em forma de fios que protegem a área lesionada.

  • Próteses

Usadas para substituir articulações ou ossos em falta, próteses são as favoritas de ortopedistas para regiões como os joelhos e quadris. Elas permitem a movimentação dos pacientes, sem dor. Podem ser combinadas com osso saudável ou substituí-lo inteiramente.

  • Cimento ósseo

Produto já consolidado na área de implantes ortopédicos, os cimentos são biomateriais moldados e implantados na fase líquida no corpo. Mais recentemente, os cimentos ósseos evoluíram, se ajustando a necessidades mais específicas das partes do corpo onde são inseridos. São amplamente utilizados para substituir ossos em diferentes técnicas cirúrgicas minimamente invasivas.

A Cimtech, empresa expositora HospitalMed, é fabricante de Implantes Ortopédicos, mais especificamente cimentos ósseos. Usados em artroplastias de joelho e quadril, vertebroplastias e cifoplastias de coluna, cranioplastias e reconstruções buco maxilo faciais, entre outras cirurgias diversas, os materiais vendidos pela Cimtech dispõem de registros na ANVISA.

A Cimtech traz ao mercado material diferenciado, direcionado para cada especialidade, proporcionando mais segurança e eficácia em procedimentos de implantes ortopédicos.