Transformação digital para saúde

0

A transformação digital está chegando a todas as áreas de atuação, trazendo mais tecnologia, praticidade e inovação a todo tipo de processo. Mas qual será o impacto da era digital na área da saúde e em procedimentos médicos?

Novas práticas serão implantadas em ambientes hospitalares, permitindo que profissionais otimizem processos, e, por exemplo, contribuam com o diagnóstico precoce de problemas de saúde.

A tecnologia contemporânea pode atuar em muitos setores, como o jurídico, econômico e o de marketing. Na medicina, os avanços chegam para agilizar processos como os listados a seguir:

  • Diagnóstico

A telemedicina auxilia na prevenção e tratamento de doenças, aumentando a agilidade na avaliação e emissão de laudos. Com ela, médicos têm facilidade de comunicação e troca de informação, sem se preocupar com a possível distância.

  • Tratamento

Há estudos sobre a inclusão de marca-passos como instrumento de combate à depressão – na forma de impulsos elétricos –, e os avanços na tecnologia possibilitaram avanços no tratamento de doenças como Parkinson e Alzheimer.

  • Atendimento

O uso de smartphones e tablets, sem dúvidas, faz do atendimento médico uma rotina muito mais prática. Prontuários eletrônicos permitem o acesso de profissionais às informações de pacientes, online. Dessa forma, há menos risco de dúvidas entre todos os envolvidos.

  • Gerenciamento

Centros de saúde podem gerenciar e atualizar suas agendas, bancos de dados e outros sistemas por meio de recursos online, o que otimiza o tempo de equipes e reduz o risco de erro de agendamento.

A transformação digital é essencial para a área da saúde, pois lidera uma revolução em todos os ramos da economia. É necessário que profissionais da área se atualizem e entendam as formas pelas quais a tecnologia traz mudanças, para que possam ter vantagens e mais oportunidades de sucesso.