Hospital Sustentável

0

Nos tempos atuais, centros de saúde devem estar a par com todas as mudanças culturais que impactam a sociedade que lhe envolve. Por isso, é um tema de destaque no setor a sustentabilidade hospitalar.

Hospitais brasileiros, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, consomem aproximadamente 10% da energia comercial do país. Além disso, o lixo hospitalar se caracteriza como um grande problema, se não receberem o descarte correto.

Após o processo de conscientização das equipes, necessário para o bom funcionamento, é a hora para hospitais, clínicas e laboratórios que não investem na sustentabilidade de começar a implantar ações benéficas ao meio-ambiente em seus estabelecimentos. Algumas delas são:

Descarte correto

O volume de lixo gerado em centros de saúde é grande, e por isso deve ser cuidadosamente tratado. Deve também haver divisão por tipos, entre orgânico e hospitalar, sendo o primeiro reciclado ou levado a locais de compostagem e o segundo tratado com sistemas de descarte específicos.

Redução do uso de papel

O consumo excessivo de papel é uma prática comum mundialmente, mas que colabora com o desmatamento para a coleta de matéria-prima. Em ambientes médicos, a colaboração pode vir por meio da redução do uso do papel na digitalização de documentos, por exemplo, e descarte correto de substâncias tóxicas em tintas, que podem contaminar o solo e rios.

Arquitetura

A construção, quando feita de forma sustentável, chega a contribuir para o bem-estar de pacientes, de acordo com especialistas. Edifícios sustentáveis incluem medidas como facilidade de descarte de lixo e sistema de energia econômico. Estabelecimentos que a implantam normalmente dispõem de diversas vantagens, como redução de riscos e custos, e valorização do imóvel.

Produtos orgânicos

Muitos materiais e produtos atualmente possuem versões orgânicas, que normalmente tem maior rendimento, eficiência e menor risco de uso. A substituição de parte dos materiais de limpeza, por exemplo, por suas versões biodegradáveis, é uma maneira eficaz de ajudar a natureza.

Desde descarte de lixo hospitalar até serviços de sustentabilidade, a Stericycle, expositora HospitalMed 2019, distribui soluções e inovações que protegem o meio ambiente e a saúde.

A Stericycle oferece soluções especializadas para coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos hospitalares e comerciais, e tem como objetivo principal ajudar os clientes a cumprir os seus compromissos proporcionando serviços e soluções, protegendo pessoas e marcas, e promovendo a saúde e a proteção do ambiente.

COMPARTILHAR