Inovação no diagnóstico cardíaco

0

Desde o advento do Holter de 24h, muito avançamos na detecção das arritmias e monitoração. Diversos sintomas, atribuíveis a alterações do ritmo e frequência, podem hoje ser correlacionados com alterações eletrocardiográficas. No entanto, os métodos consagrados de monitoração prolongada limitam-se ao diagnóstico retrospectivo.

A possibilidade de monitorarmos pacientes em tempo real é uma realidade. Tecnologias que vêm sendo aperfeiçoadas, sobretudo no campo da transmissão, permitem acompanharmos um paciente via internet.  Além disso, de forma quase que instantânea, fazer a estimativa do risco, a orientação terapêutica e avaliar resultados das intervenções realizadas.

“Será que não pesei muito a mão na dose de betabloqueador?”  “Será que se eu reduzir a dose do antiarrítmico este paciente não vai entrar em taquicardia e eu só vou saber quando revê-lo no consultório?” Perguntas como estas podem,  hoje,  ser  respondidas e resolvidas com uma útil e comercialmente disponível ferramenta de monitoração: o Web Looper.

A inovação vem na forma do Web Looper, recurso não-invasivo com monitoração eletrocardiográfica contínua que permite o registro aleatório ou acionado no momento do sintoma, durante 24 horas por dia em períodos de 7 a 30 dias.

Seu desempenho é capaz de captar eventos cardíacos sintomáticos e não conclusivos. Esses eventos nem sempre são captados pelo Holter tradicional, como as síncopes, pré-síncopes e palpitações.

O aparelho oferece a vantagem de poder ser retirado e colocado diariamente, sem maiores dificuldades pelo paciente ou outro familiar e assim permanecer durante vários dias ou semanas. Sua função é realizar um eletrocardiograma no paciente a cada 2 minutos, ou de acordo com a escolha do cardiologista; sendo desta forma uma ferramenta que pode monitorar o paciente de forma constante.

A Cardio Web, expositora HospitalMed 2019, é uma empresa de capital 100% nacional, com mais de 10 anos de atividades na área de produção de equipamentos destinados ao setor médico-hospitalar – como o Web Looper – e especializada em diagnóstico cardiológico e telemedicina. A Cardio Web está em constante evolução e desenvolvendo o que há de mais moderno em telemedicina para o setor médico-hospitalar, de forma direcionada para o futuro.