Hospitais Tecnológicos do Nordeste

0

Em 2019, as maiores apostas para o setor de saúde envolvem inovação e tecnologia, acima de tudo. Recursos de ponta melhoram o desempenho de áreas essenciais de todo hospital, como gestão de pessoas, infraestrutura, e tratamento do paciente.
Confira aqui exemplos de hospitais nordestinos que investem e fazem a diferença por meio da inovação e tecnologia.

Maranhão – Hospital de Traumatologia e Ortopedia de São Luís
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia de São Luis, MA, oferece serviços com tecnologia de ponta, realizando procedimentos inovadores como implante de prótese articular e alongamento ósseo. A unidade possui três centros cirúrgicos, e sua equipe é composta por ortopedistas qualificados, alguns com diplomas internacionais, especializados em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria.

Bahia – Hospital da Bahia
Cardiologistas do Hospital da Bahia realizam um procedimento inovador em pacientes com insuficiência cardíaca. O Mitraclip permite a reparação da válvula miltral – que regula o fluxo sanguíneo dentro das cavidades cardíacas – de forma menos invasiva se comparada com a cirurgia comum, sendo inserido no coração por via percutânea.

Ceará – Universidade Federal do Ceará
Um tratamento inovador, que utiliza pele de tilápia para recuperar tecidos queimados, foi desenvolvido na Universidade Federal do Ceará, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos. Tal método foi exportado para a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e já está sendo usada para recuperar tecidos de humanos que sofreram queimaduras.

Pernambuco – Real hospital Português
O Real hospital Português, localizado no Recife, segundo o Jornal do Commercio, é considerado o mais completo centro de excelência médica das regiões Norte e Nordeste do país. Ao todo, são mais de 130 mil m², 850 leitos, quase 7 mil médicos e funcionários e mais de 18 mil atendimentos de emergência, internamentos e cirurgias ao mês. O hospital iniciou no final de 2018 a ampliação do parque tecnológico, com a aquisição de novos equipamentos. Fazem parte do seu investimento, dois PET-Scans – tecnologia avançada na detecção precoce de tumores – aparelhagens para diagnóstico, duas ressonâncias magnéticas, estadiamento do câncer e um acelerador linear para radioterapia.