Logística a favor da saúde

0

A logística hospitalar passa por frequentes desenvolvimentos, que beneficiam o setor de saúde em todas as suas camadas, sejam elas públicas ou privadas. Com o correto uso da logística, considerando fatores como economia, controle do espaço e rentabilidade, centros médicos e seus distribuidores conseguem atingir resultados que trazem mais credibilidade para empresa e segurança para seus clientes, colaboradores e gestores. A logística hospitalar passa por frequentes desenvolvimentos, que beneficiam o setor de saúde em todas as suas camadas, sejam elas públicas ou privadas. Com o correto uso da logística, considerando fatores como economia, controle do espaço e rentabilidade, centros médicos e seus distribuidores conseguem atingir resultados que trazem mais credibilidade para empresa e segurança para seus clientes, colaboradores e gestores.

Listamos aqui algumas dicas de como corretamente gerenciar a logística do seu empreendimento de saúde.

1- Acompanhe processos

É fundamental para qualquer negócio hospitalar o entendimento dos processos desde compras de equipamentos ou medicamentos até distribuição dos mesmos para diferentes setores e pacientes. Para otimização dessa etapa, faça análises e identifique possíveis erros nesses procedimentos, a fim de reconstruir as ações da sua empresa com mais agilidade.

2- Adeque seus estoques

Um dos maiores desafios enfrentados por gestores é o armazenamento de equipamentos e medicamentos, por serem materiais altamente perecíveis, que exigem manuseio específico. Ambientes climatizados e espaços adequados para esses itens aumentam o tempo de vida dos mesmos, assim caracterizando um fator benéfico na logística hospitalar.

3- Mantenha contato com fornecedores

Fortalecer o vínculo entre a empresa e fornecedores é importante para a melhoria da gestão hospitalar, já que abre portas para iniciativas pensadas em conjunto para adequar processos às especificidades do seu negócio, além de contribuir para a agilidade do processo de pedidos e abastecimento dos centros de saúde.

4- Automatize processos

Alie a logística do seu empreendimento com novas tecnologias, assim aumentando a eficiência da sua gestão como um todo. Integrando sistemas internos de gestão, informações entre setores fluem mais facilmente e processos burocráticos diminuem, aumentando a produtividade.

5- Indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho são importantes para medir o nível de eficiência dos processos implantados em centros de saúde. Estabelecer metas de qualidade, redução de custos, controle de medicamentos, etc., e incluir a equipe nesses objetivos ajuda a descobrir novas formas de otimizar a logística hospitalar com base em análises.