Importância da sustentabilidade em hospitais

0

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive humana. ​ Critérios definidos desde a alocação, manipulação e distribuição de medicamentos, ao descarte de produtos vencidos, fazem toda diferença.

A correta separação de lixo orgânico e vários tipos de recicláveis é essencial, pois o volume gerado é bastante grande. Já existem empreendimentos que fazem a compostagem dos resíduos orgânicos com bons resultados. Em edificações hospitalares sustentáveis, devemos excluir também o risco de eventuais contaminações com mercúrio, chumbo, cádmio e cobre.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu regras nacionais sobre acondicionamento e tratamento do lixo hospitalar gerado da origem até o seu destino (aterramento, radiação e incineração). Confira abaixo!

  • Grupo A(potencialmente infectantes): que tenham presença de agentes biológicos que apresentem risco de infecção.
  • Grupo B(químicos): que contenham substâncias químicas capazes de causar risco à saúde ou ao meio ambiente, independentemente de suas características inflamáveis, de corrosividade, reatividade e toxicidade.
  • Grupo C(rejeitos radioativos): materiais que contenham radioatividade em carga acima do padrão e que não possam ser reutilizados
  • Grupo D(resíduos comuns): qualquer lixo que não tenha sido contaminado ou possa provocar acidentes, como gesso, luvas, gazes, materiais passíveis de reciclagem e papéis;
  • Grupo E(perfurocortantes): objetos e instrumentos que possam furar ou cortar, como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro.

Depósito Hospitalar tem como princípio fundamental o respeito e compromisso com os clientes, atuando com transparência e responsabilidade, prezando sempre pela ética, excelência, e qualidade em produtos e serviços. 15 anos se dedicando ao mercado hospitalar, fornece desde medicamentos, a materiais médicos para hospitais, clínicas e postos de saúde públicos e privados.