A importância da esterilização nos hospitais

0

A infecção hospitalar representa a quarta maior causa de óbitos em todo o mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, vírus, fungos e bactérias matam cerca de cem mil pessoas todos os anos. O assunto preocupa hospitais da rede pública e privada pela alta taxa de contágio, que chega a 15% de todos os pacientes internados em hospitais brasileiros. A prevenção contra esse grave problema pode ser feita através de atitudes simples, como a correta higienização de instrumentos e utensílios médicos.

O processo de limpeza, esterilização e infecção envolve não apenas a remoção da sujeira, mas também a eliminação de todos os micro-organismos presentes no item a ser processado. Um hospital é o lugar onde há a maior associação de fatores de risco à saúde humana. Pesquisas científicas sugerem que a infecção hospitalar ameaça mais que infecções como gripe, AIDS e tuberculose juntas, tendo em vista que nenhum outro ambiente combina hospedeiros vulneráveis e patogenias resistentes. Dessa forma, são indispensáveis ações para prevenir contaminações, já que ao lado de neoplasias e doenças cardiovasculares, respiratórias e contagiosas, a infecção hospitalar é a causa da maioria das mortes ao redor do mundo.

Mas você sabe em qual sequência deve ser feita a esterilização dos materiais?

  • Expurgo
  • Preparo de materiais
  • Esterilização
  • Distribuição dos materiais

Os estojos autoclaváveis são um dos materiais utilizados na esterilização de instrumentos. A utilização do Radel® já é realidade na fabricação dos estojos, desta forma eles estão cada vez mais leves e de fácil transporte. Esse material permite a fabricação das tampas transparentes para o estojo, o que possibilita a visualização de instrumentos, possuindo ainda, certificações internacionais.

Com mais de duas décadas, a INDUSBELLO COMPANY está presente também no setor médico hospitalar com a marca SANITÀ, desenvolvendo produtos inovadores para a área da saúde, como os de esterilização. Referência em qualidade, atuando por meio de uma postura comprometida e responsável, oferece materiais e serviços de alta qualidade de acordo com as novas tendências do mercado.

Venha conferir de perto os produtos e serviços oferecidos pela Indusbello. A empresa estará presente na 6ª edição da HospitalMed, e o credenciamento já está disponível. Preencha o formulário e credencie-se já aqui!