Oxigenoterapia: o que é?

0

Normalmente o ar que se respira contém uma porcentagem de 21% de oxigênio. Dessa parcela, os pulmões retiram o oxigênio que passa ao sangue. Para algumas pessoas que sofrem com doenças pulmonares, essa porcentagem pode não ser suficiente para que o organismo retire o oxigênio que necessita e a taxa sanguínea do gás sofre uma queda.

Assim, a oxigenoterapia é um tratamento que consiste na administração de oxigênio acima da concentração ambiental normal, onde o paciente recebe oxigênio para elevá-lo ou mantê-lo acima de 90%, com o objetivo de aumentar a quantidade de oxigênio no organismo.

Os pacientes que necessitam de oxigenoterapia podem apresentar:

  • Dificuldades para realizar sozinhos atividades de vida diária
  • Função pulmonar e trocas gasosas muito alteradas
  • Depressão e isolamento social
  • Inúmeras internações
  • Outras doenças crônicas associadas

O tratamento da Oxigenoterapia é utilizado para tratar doenças do pulmão e do coração. O tratamento facilita o respirar, melhora o metabolismo do corpo, aumenta a força do coração e dos músculos das pernas e dos braços, melhora a oxigenação dos tecidos, retarda ou ameniza quadros de dispneia (falta de ar), e faz com que haja estabilização em casos de doenças cardíacas.

Indicações

Estudos realizados em pacientes com baixos níveis de oxigênio no sangue arterial, com enfisema pulmonar ou bronquite crônica mostraram que o uso de oxigênio domiciliar prolonga o tempo de vida desses pacientes. Assim, o uso de oxigenoterapia domiciliar tornou-se indispensável para a correção dos baixos níveis de oxigênio no sangue arterial e consequentemente na melhora da expectativa de vida de pacientes com doença pulmonar crônica.

Oxigenoterapia é recomendada em casos como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), fibrose pulmonar, edema pulmonar, pneumonia, taquipnei, efisema pulmonar;

O oxigênio deve ser utilizado como tratamento, por pacientes que tenham baixos níveis de oxigênio no sangue Essa complementação pode ser feita através de terapia de baixo e alto fluxo de oxigênio:

Sistemas de Baixo Fluxo: Fornecem oxigênio suplementar às vias aéreas diretamente com fluxos de até 8 l/min. Como o fluxo inspiratório de um indivíduo adulto é superior a este valor, o oxigênio fornecido por este dispositivo de baixo fluxo será diluído com o ar, resultando numa FiO2 baixa e variável.

Sistemas de Alto Fluxo: Os sistemas de alto fluxo fornecem uma determinada concentração de oxigênio em fluxos iguais ou superiores ao fluxo inspiratório máximo do paciente, assim asseguram uma FiO2 precisa e estável.

Tratamento de Oxigenoterapia

No domicílio

Por meio de um procedimento médico chamado titulação individual, é possível determinar para o paciente os fluxos de oxigênio que corrigem os níveis baixos de oxigênio no sangue, até atingir o fluxo ideal de cada paciente. Os níveis de oxigênio e tempo de uso devem ser determinados pelo médico. O tratamento em casa pode ser realizado com Concentrador de Oxigênio portátil, Concentrador estacionário ou com Cilindros.

O concentrador de oxigênio portátil, por exemplo, substitui o cilindro de oxigênio em situações de locomoção, por ser mais leve e compacto. O funcionamento ocorre através de uma bateria interna que é recarregável, permitindo seu uso sem a necessidade de estar conectado à energia elétrica.

  • Esses equipamentos são práticos,
  • Fáceis de transportar,
  • Oferecem mais mobilidade,
  • Independência,
  • Qualidade de vida aos pacientes.

No hospital:

A oxigenoterapia de ato fluxo é muito utilizada no ambiente hospitalar, devido a gravidade de alguns pacientes. Existe uma nova terapia onde é possível implementar altas concentrações de oxigênio (até 100%), com fluxo de até 60l/min através de uma cânula nasal. Essa terapia pode ser utilizada em substituição de outras terapias de oxigênio, evitando a necessidade de várias outros tratamentos.

Onde encontrar equipamentos de Oxigenoterapia?

A Locmed é uma empresa de Venda e Aluguel de equipamentos médico hospitalares. É referência no segmento e oferece os melhores produtos para Oxigenoterapia, Home Care, ventilação mecânica invasiva e não-invasiva, apneia obstrutiva do sono, terapia respiratória, ortopedia, e muitos outros tratamentos.

Venha conhecer a Locmed na Feira de Saúde: Hospitalmed, na rua B estande 18. Confira mais sobre a empresa em seu site clicando aqui: Locmed