Turismo Médico: Brasil entre os Top 10 Destinos de Turismo de Saúde

0

BRASIL É O SEGUNDO PAÍS ENTRE OS TOP 10 DESTINOS DE TURISMO DE SAÚDE DO MUNDO!

No último dia 20 de fevereiro foi publicado na Medical Tourism Magazine, revista fundada pela Medical Tourism Association (MTA) e sua CEO, Renne-Marie Stephano, especialista e consultora internacional os “TOP 10 MEDICAL TOURISM DESTINATION IN THE WORLD “.

A MTA é uma associação global sem fins lucrativos que trabalha com provedores de saúde, governos, agencias, seguradoras e pacientes internacionais com o objetivo de monitorar e impulsionar os destinos. Além disso, busca aumentar o número de consumidores que viajam para tratamentos ao exterior e proporciona informações e orientações de segurança e qualidade, através de formatação de programas, guias e pesquisas anuais.

Os dez principais destinos publicados semana passada não considera o número de turistas de saúde, mas a qualificação de cada país para o turismo de saúde, de acordo com a qualidade hospitalar, especialidades médicas de destaque e custos.

O Brasil está em segundo lugar no ranking, sendo superado apenas pela Índia, que é um destino sedimentado e que recebe milhares de pacientes ano, além de possuir serviços médicos em hospitais com acreditação internacional com os menores preços do mundo.

 “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o melhor na prestação de cuidados de saúde na América Latina. Possui 43 hospitais credenciados pela Joint Commission International e se orgulha de ter cirurgiões de renome mundial. O Brasil é um centro de cirurgia plástica e estética, sendo o terceiro país mais visitado, abaixo dos EUA e da China, para os pacientes que necessitam desses procedimentos. Oferece serviços cirúrgicos cosméticos e plásticos de alta qualidade a preços acessíveis, atraindo mais e mais viajantes de saúde para o país…” justifica Renne-Marie Stephano.

Os demais países citados do ranking são: Malásia, Tailândia, Turquia, México, Costa Rica, Taiwan, Coréia do Sul e Singapura.

Os estudos para a qualificação dos países foram realizados pela Healthy Travel Media, editora da Patients Beyond Borders, fonte de informações mais confiável do mundo sobre consumidores de viagens de saúde internacionais.

No Brasil as políticas públicas e privadas voltadas para a prospecção e formalização desta atividade ainda são precárias, consequentemente o número de viajantes que viajam pelo motivo saúde ainda é muito baixo. Em Pernambuco está a exceção, pois é o único Estado que possui um Cluster de Turismo de Saúde, o Pernambuco Healthcare,  que reúne trade turístico, entidades de saúde, empresas privadas e governo para apoio e desenvolvimento de ações voltadas para o setor.

Sedimentar o Estado como um Destino de Saúde Internacional proporcionará entrada de divisas e grande impacto na economia, pois este mercado gera anualmente uma receita de 439 bilhões de dólares e cresce 25%-ano, totalizando 11 milhões de passageiros. E para onde eles vão? Para os TOP 10!

Yes nós temos Saúde!

escrito por: Danielle Nogueira

Dani FBH 300x271 - Turismo Médico: Brasil entre os Top 10 Destinos de Turismo de Saúde
Danielle Nogueira, CEO e Fundadora da ALIANZA Global Healthcare; CEO do Pernambuco Healthcare; Vice-Presidente da Associação Mundial de Turismo de Saúde e Bem Estar