SUS lança curso gratuito online sobre plantas medicinais e fitoterápicos

0

Fitoterapia é a prevenção e o tratamento de doenças mediante o uso de plantas (Ferreira, 1999).  Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI (Panizza 2010).

PARA QUE SERVE A FITOTERAPIA?

Fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas.

Diversas pesquisas científicas realizadas comprovam que o “tratamento vegetal” oferece soluções eficazes e mais baratas para o tratamento de doenças.
Por trabalhar de forma natural, a Fitoterapia serve para complementar tratamentos de saúde e na prevenção de doenças crônicas ou agudas.

OPORTUNIDADE

O SUS lançou um curso gratuito online sobre plantas medicinais e fitoterápicos. O curso está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem dos Sistema Único de Saúde (AVASUS). A capacitação preparará o aluno para usar de forma segura as plantas medicinais e fitoterápicos.

Chamado de: Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o curso é apenas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No entanto, não deixa de ser uma ótima decisão do sistema de saúde brasileiro.

O objetivo desse curso é orientar os agentes sobre a importância do uso correto da Fitoterapia, disponibilizando informações básicas sobre o cultivo das plantas medicinais e a preparação e uso dos remédios caseiros. Além disso, esse curso promoverá troca de experiências entre os participantes, o que gera interação.

Inicialmente, o curso foi desenvolvido apenas para os ACS e é de grande utilidade para os profissionais que atuam, principalmente, na saúde indígena. Sabemos que o uso de plantas medicinais deve ser estimulado entre os indígenas, pois os mesmos possuem vasto conhecimento acerca do assunto e do uso dessas plantas.

O curso é online e gratuito, com carga horária de 60 horas na modalidade à distância. Não há limite de vagas.

Para mais informações, acesse o Portal da Saúde.

Caso tenha dúvidas, consulte o FAQ do AVASUS.

COMPARTILHAR