Uruguai comercializará canabidiol em farmácias

0
FOTO: Pixabay

O governo do Uruguai autorizou a venda em farmácias de medicamentos feitos à base de compostos extraídos da maconha. A medida é vista como um grande passo até a regulamentação total da comercialização da cannabis e derivados no país.

Em um decreto assinado pelo presidente Tabaré Vázquez e publicado na página da Presidência da República, o Executivo anuncia que esses produtos poderão ser vendidos “com receita” emitida por médicos. O documento se refere a produtos farmacêuticos medicinais “com cannabidiol como princípio ativo, elaborados a partir de extratos da cannabis em variedades não psicoativas”, ou seja, o cânhamo, com um conteúdo de THC – composto psicoativo encontrado na maconha que se fuma – menor que 1%.

A nova disposição, amplamente demandada por pessoas que até agora precisavam pagar grandes quantias de dinheiro para importar estes produtos, caminhado ao lado da decisão do Uruguai de regular o mercado da maconha com fins recreativos.

Essa última fase coloca novamente o negócio vinculado à produção da cannabis no âmbito das farmácias, depois que algumas que vendiam os pacotes de cinco gramas da droga aos consumidores registrados suspenderem a comercialização porque os bancos as impediam de ter contas com eles.

 

Com informações de O Tempo

COMPARTILHAR