Anvisa lança manual de insumos farmacêuticos

0
Foto: Pixabay

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, no dia 26 de junho, um documento que servirá de parâmetro para fabricantes e profissionais da área médica. O Manual de Análise de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) está disponível online e pretende trazer mais transparência aos procedimentos de análise de registos destes insumos.

Segundo a Anvisa, o documento estará em processo contínuo de construção e agilizará os processo de trabalho do órgão, ao reduzir o número de exigências técnicas e, como consequência, o prazo de análise dos dossiês. Para a elaboração do manual, foram levados em consideração a legislação sanitária atual do País, o modelo de análise do International Generic Drug Regulators Programme (IGDRP) e a experiência da Anvisa no Programa de Pré-Qualificação de Medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Manual de IFAs também considera os guias das principais autoridades no mundo sobre o tema: International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH); Agência Europeia de Medicamentos (EMA); Organização Mundial da Saúde (OMS); Diretoria Europeia para Qualidade de Medicamentos (EDQM) e a Agência de Saúde do Canadá.

Questionamentos, sugestões e críticas podem ser encaminhados para o endereço coifa@anvisa.gov.br.

COMPARTILHAR