Cérebro humano é diretamente ligado à internet pela primeira vez

0
FOTO: Pixabay

Um passo incrível foi dado pelos cientistas da Universidade de Wits, em Joanesburgo, na África do Sul. Os pesquisadores conseguiram conectar, pela primeira vez na História, um cérebro humano à internet, fazendo do órgão um dispositivo de IoT (sigla inglês para Internet das Coisas).

A partir da coleta de sinais de eletroencefalograma emitidos por um dispositivo acoplado à cabeça do usuário, os estudiosos possibilitaram o envio dos dados da atividade cerebral – em tempo real – para uma interface de programação acessível de qualquer lugar do planeta. No futuro, a expectativa é de que o método possa ser utilizado em atividades de aprendizagem de máquina, ajudando a desenvolver sistemas de inteligência artificial.

“A Brainternet (nome do programa) é uma nova fronteira nos sistemas de interface cérebro-computador”, declarou o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Informação de Wits, Adam Pantatowitz, ao Medical Xpress. “Há uma ausência de dados de fácil compreensão sobre como o cérebro humano funciona e processa informação. A Brainternet busca simplificar a compreensão que uma pessoa tem do seu próprio cérebro e do cérebro dos outros”, emendou.

As possibilidades futuras deste tipo de ferramenta incluem ainda uma compreensão maior e mais precisa da forma como o nosso cérebro funciona — tudo de forma mais simples do que tem sido feito até agora.

Com informações do Medical Xpress

COMPARTILHAR