Operadoras previnem-se de fraudes no plano de saúde; saiba mais

0

 

Com a pandemia, o setor de saúde aumentou seus gastos. Para evitar eventuais prejuízos, operadoras apertaram o cerco contra eventuais fraudes nos planos de saúde e a Federação Nacional de Saúde também contribuiu com um site com orientações a respeito de direitos do consumidor.

O saudesemfraude.com.br apresenta cartilhas e vídeos a respeito do tema, buscando sempre orientar tanto o consumidor quanto os planos. Vera Valente, diretora executiva da Fenasaúde destaca o peso dessas fraudes no custo do plano de saúde.

– O último estudo sobre fraudes em planos de saúde está desatualizado, é de 2017, mas já apontava um impacto de R$ 28 bilhões no setor. O consumidor precisa estar ciente que as fraudes, mesmo aquelas que a princípio parecem um benefício, se voltam contra ele, pois onera todo o sistema e vai recair na sua mensalidade. Além disso, o consumidor pode perder o plano e o emprego, demissão por justa causa, no caso de planos empresa, porque é uma fraude contra o empregador – explica Vera.

Ela também ressalta que a campanha alerta para casos em que o usuário do plano pode estar sendo a vítima da fraude. Como prestadores de serviços que pedem dados de login e senha do consumidor e mudam o cadastro da conta para pagamento de reembolsos.

– Há casos, por exemplos, de clínicas estéticas que chegam a anunciar nas redes sociais tratamentos gratuitos, totalmente cobertos pelos planos. Quando o consumidor chega à clínica, pedem login e senha e dizem que vão solicitar reembolso dos procedimentos direto à operadora, como forma de dar um conforto ao cliente – diz.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de saúde participando da HospitalMed, a melhor e mais completa feira de saúde do Norte e Nordeste, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco.

COMPARTILHAR