5 Dicas para Relaxar a Mente e o Corpo

0

Depois de 4 dias de festa, comidas calóricas e ingestão de bebidas alcoólicas, o corpo fica inchado e é difícil voltar à rotina. Seu corpo estar cansado depois das festas e caminhadas longas e nesta hora você precisa de algumas boas dicas para relaxar e estar preparado para voltar a rotina.

Não se engane, essas dicas não são só para pós-carnaval, mas para quem tem uma rotina exaustiva e intensa, ou até mesmo sente que a sua vida vem sempre em pisca alerta. Viver nesta situação é algo anormal, e muitas vezes cansamos, adoecemos e perecemos neste tipo de guerra, e como é possível manter a sanidade nesta atmosfera de disputa diária? Precisamos diariamente relaxar e renovar as energias para seguir o dia a dia.

A obtenção de táticas para resolver esta situação é fundamental para evitar problemas de saúde mais sérios, confira algumas dicas para relaxar já que você vai precisar.

  1. Tome um banho revigorante

A água em temperatura mais quente oferece um bom relaxamento da musculatura que está tensa. Além disto, o banho permite que você possa pensar na sua postura e suas atitudes, ou seja, ele é excelente para analisar e colocar ideias nos devidos lugares. A água quente acaba promovendo a dilatação de vasos sanguíneos, o que resulta na fluidez do sangue e também do oxigênio, outra situação é que um banho quente também é um grande convite para o sono.

  1. Alongue-se

Seus músculos devem estar muito desgastados das longas caminhadas e das longas danças nas festas, por isso é importante buscar relaxar. O mesmo acontece quando estamos estressados, nosso corpo entra em estado de alerta, tensionando nossos músculos, o que os torna mais rígidos. Com isso, logo percebemos que é impossível relaxar, já que nossa musculatura pode ficar totalmente enrijecida.

Fazer alongamentos é uma das técnicas de relaxamento que realmente resolvem esse problema e por isso deve ser incluída em sua rotina.

Você pode alongar o seu corpo assim que chegar em casa, não esquecendo de nenhum grupo muscular, ou até mesmo fazer isso em meio ao expediente apenas levantando da cadeira, alongando os braços, as pernas e o pescoço. Faça isso parte de sua rotina e logo você vai sentir o efeito positivo em seu bem-estar.

  1. Durma bem

Se você tiver com fadiga mental ou física, o sono poderá ser seu maior aliado para descomprimir a carga, através do sono, nosso corpo acaba por regenerar desgastes gerados pelo dia, além de reorganizar a nossa memória. As noites de sono bem aproveitadas servem de forma excelente para nosso corpo e mente, tanto que no despertar do dia estamos muito mais relaxados e revigorados.

Procure para isto investir na qualidade do sono, tenha um quarto com condições confortáveis, tudo isto é fundamental já que noites mal dormidas poderão colaborar para o aumento de carga de estresse, além do aparecimento de doenças cardíacas, pressão alta.

Sempre que for dormir, evite o contato com aparelhos eletrônicos, estes poderão impactar de forma direta na qualidade do sono, e podem também prejudicar que você entre em um estado de relaxamento.

  1. Faça um relaxamento progressivo do corpo

Muitas vezes, acumulamos tensões sem perceber. Uma das maneiras de controlar isso é percorrer o caminho entre tensão e relaxamento providencialmente.

Escolha uma parte do corpo e a contraia por 1 segundo. Depois solte essa musculatura durante 3 segundos. Para começar, faça isso com sua mão, apertando-a e soltando-a logo em seguida. Sempre relaxe durante um tempo três vezes maior do que contraiu. Você pode exercitar essa técnica em diversas ocasiões, concentrando tensão apenas nas partes do corpo que estão sendo usadas, relaxando as costas enquanto o braço está ocupado, por exemplo, para potencializar ainda mais seu resultado, uma sugestão é fazer isto em um lugar mais calmo.

O que você ganha: O domínio do trajeto que vai da tensão ao relaxamento. Ao tomar as rédeas desse processo e se acostumar a intervir nele, você não fica mais preso a tensões desnecessárias, deixando que apenas os feixes musculares em uso tenham a devida contração, sem penalizar os demais.

  1. Alimente-se bem

Neste caso, estamos falando apenas de pós carnaval, a alimentação é algo muito importante e deve ser levado muito a sério não importa a época do ano, mas apenas um médico especializado pode dizer o que realmente é bom ou ruim para cada pessoa.

Após o carnaval o objetivo é desintoxicar o organismo, eliminar o álcool e repor os nutrientes perdidos. Assim, deve-se consumir vitaminas de frutas com leite desnatado ou leite vegetal, sucos com legumes, como pepino e couve, saladas, sopas, ovos e carnes magras.

Também é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e sal, como salsicha, linguiça, bacon, carnes vermelhas, biscoitos recheados e refrigerantes. Além disso, deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos 1 mês, para que o fígado e os rins tenham tempo de se recuperar depois dos excessos do carnaval.

EXTRA: Respiração

A nossa respiração é fonte de vida, por isso não poderíamos de deixa-la de fora, pois nem sempre respiramos da maneira adequada. Normalmente, quando você está estressado, sua respiração é superficial e rápida, causando ainda mais tensão nos músculos.

Respire fundo várias vezes ao dia. Você pode marcar um conjunto de 10 respirações profundas a cada vez. Ao acordar, antes de fazer determinados trabalhos, após cumpri-los, em momentos de ansiedade ou tensão, antes de dormir. Todas essas ocasiões são boas oportunidades de lembrar-se do exercício de respiração.
Prolongar a respiração tem efeito imediato e intenso no relaxamento muscular. Se temos muita pressão sobre nós, acabamos ficando com a respiração mais curta, quando acabamos de realizar algo, por exemplo, normalmente damos aquele suspiro de ‘ufa’, nessa hora soltamos o ar, e os músculos já relaxam naturalmente. Além do relaxamento muscular, a respiração profunda diminui os giros mentais e acalma a frequência cardíaca.

Fonte: Revista Viva Saúde, Site Tua Sáude