O secretário de saúde de Pernambuco, Iran Costa, confirmou na terça-feira (19) uma parceria com o município do Cabo de Santo Agostinho para mutirão de cirurgias eletivas, em diversas especialidades, realização de exames diagnósticos para a população e também a construção de uma Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE).
Um terreno, localizado em Ponte dos Carvalhos, foi cedido pela Prefeitura e visitado pelo secretario e por uma equipe de engenharia da Secretaria Estadual. “Vamos encaminhar uma equipe que poderá avaliar e conceder pareceres e análises técnicas sobre a viabilidade do projeto neste local. A UPAE é um equipamento de saúde importantíssimo, que se integra e fortalece a Atenção Básica dos municípios e evita que a população precise peregrinar até a capital para cuidar da sua saúde”, afirmou Iran Costa.
A unidade contará com ambulatório de especialidades médicas, consultas em diversas áreas e um moderno centro de exames e diagnósticos. As UPAEs são unidades ambulatoriais de alta resolubilidade, que oferecem à população consultas e exames em diversas especialidades médicas. O objetivo principal é ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde, fortalecendo as necessidades das Equipes de Saúde da Família, sendo unidades de referência regional.
Atualmente, Pernambuco conta com 10 UPAEs estaduais em funcionamento no interior, que realizaram, no ano passado, mais de 385 mil consultas médicas, 855 mil exames e 72 mil sessões de fisioterapia. A última foi inaugurada em maio, no município de Ouricuri, destinada a moradores de todo o sertão do Araripe.



